sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Novo Homem

Texto: João 3: 1-8 – “E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de ter dito: necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Estamos diante de um texto que fala profundamente aos nossos corações, hoje é possível compreendermos com muita clareza, com a ajuda do Espírito Santo, mas para Nicodemos, foi muito difícil, se nós estivéssemos no lugar dele teríamos as mesmas dúvidas. Este homem foi ter com Jesus, nas caladas da noite, ele era príncipe dos judeus, mas tendo em vista os sinais e maravilhas que Jesus estava operando, com seu jeito simples de falar, reconheceu que tocava profundamente os corações daqueles que lhe ouviam.
A graça de Deus que estava sobre Jesus, ou seja, a sua unção era tão grande que tocava o intimo das pessoas mais humildes, mas também, segundo este texto, tocou também em Nicodemos que era príncipe dos judeus. Ele chega para Jesus e já o chama de Mestre, dizendo: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, estas palavras mostram o reconhecimento do Poder de Deus manifestado em Jesus, afirmando que ninguém pode fazer os sinais que Ele faz senão por Deus.
Meu amigo, às vezes, Jesus parece ser muito radical, podemos observar que Nicodemos chega até Jesus e começa a usar de muita diplomacia, elogia, diz que Ele opera sinais, diz que Deus está com Ele, talvez eu ou você, ao ouvirmos certas palavras, ficaríamos lisonjeados, contentes, cheios de si, satisfeitos, mas preste atenção quais foram as palavras de Jesus dirigidas a Nicodemos: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Logo em seguida, ainda respondendo a Nicodemos, Jesus fala: “Na verdade, na verdade te digo, que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. O nascer da água e do Espírito é algo muito profundo, no livro bíblico de Ezequiel, capítulo 36, versículos de 25 a 27 , diz: “espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e todos os vossos ídolos vos purificarei. E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observareis.
Meu amigo, um novo homem tem que se enquadrar nestes princípios de Deus; o que Jesus queria era ir exatamente às raízes do problema em que Nicodemos se encontrava enraizado. Muitos de nós hoje achamos Jesus e a sua obra muito bonita, antes, porém não queremos nos enquadrar com os princípios que Deus estabeleceu. Permita, ou conduza outras pessoas ao novo nascimento, porque isto o tornará mais importante do que ser um príncipe dos judeus, do Brasil, ou de qualquer outra nacionalidade. Que Deus nos abençoe. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário